Como cuidar dos dentes do seu animal de estimação

Fevereiro é o mês nacional da saúde dental do animal de estimação e os veterinários têm uma mensagem para pais do animal de estimação: A boa saúde oral é apenas tão importante para seus cães e gatos quanto é para outros membros de sua família.

Higiene dental adequada pode reduzir o mau hálito, melhorar a saúde geral e aumentar a longevidade.

"O atendimento odontológico de seus animais é tão importante quanto qualquer outra coisa que você faz para eles", disse o Dr. John de Jong, presidente da Associação Americana de Medicina Veterinária (AVMA). "Você pode evitar muita dor, perda de dentes e problemas secundários de saúde causados ​​por infecções bacterianas, como problemas cardíacos, hepáticos e renais".

A AVMA diz doença periodontal - uma infecção gengival grave - é a condição dentária mais comum em cães e gatos. Aos três anos de idade, a maioria dos animais de estimação apresenta sinais de doença periodontal, que só pioram à medida que envelhecem, se medidas preventivas não forem tomadas. Sem tratamento, as gengivas acabarão por recuar e os dentes ficarão soltos. Alguns podem cair ou precisar ser extraídos.

Nota: Cães pequenos são mais propensos a ter problemas dentários do que raças maiores.

A AVMA diz que cães e gatos devem ter uma limpeza odontológica veterinária anualmente a partir dos dois anos de idade, ou antes, se você observar algum dos seguintes problemas:

mal hálito
dentes quebrados ou soltos
dentes extras ou dentes de leite retidos
dentes descoloridos ou cobertos de tártaro
mastigação anormal, baba ou queda de comida da boca
apetite reduzido ou recusa de comer
dor em ou ao redor da boca
sangramento da boca
inchaço nas áreas ao redor da boca
Você deve se preocupar com o seu cão ou gato ANESTHETIED?
Como o seu animal de estimação provavelmente não ficará parado e não conseguirá “abrir bem fundo”, eles precisarão ser anestesiados para um exame e limpeza odontológicos completos.

LEIA TAMBÉM:
Como cuidar dos dentes do seu animal de estimação
Laços Para Pet Como Fazer


"Estamos muito limitados no que podemos avaliar com um animal que está totalmente acordado e muitas doenças dentárias se escondem sob a linha da gengiva", disse o Dr. Jason Nicholas, presidente e diretor médico da PreventiveVet.com . "Sem anestesia, você não pode sondar ao longo da linha da gengiva e é fisicamente impossível fazer radiografias dentárias , que são de vital importância para avaliar completamente a saúde da cavidade oral."

Alguns pais de animais de estimação pulam exames odontológicos completos para evitar que seu cão ou gato seja anestesiado, embora o risco de complicações seja extremamente baixo.

"Eu sei que colocar um paciente sob anestesia pode ser um pouco assustador, mas a maioria dos veterinários é extremamente cuidadosa e muito cuidadosa sobre quando colocar seus pacientes", disse Nadine Fiani, professora assistente clínica da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell. “Fazemos uma grande quantidade de cuidados antes de colocá-los sob anestesia - nós verificamos o trabalho de sangue, nos certificamos de que seu coração está bem. E nós os monitoramos durante o procedimento. ”

A Dra. Heidi Shafford , médica veterinária anestesiologista que atua em Portland, Oregon, pede que as pessoas consultem seu veterinário para garantir que alguém seja designado para monitorar seu animal de estimação durante o procedimento.

“Em muitas clínicas, a pessoa que está realizando o procedimento também está 'monitorando' a anestesia e realmente precisa ter uma pessoa dedicada a monitorar a anestesia e uma pessoa focada no procedimento”, disse Shafford. "Isso ainda não é comum, mas faz uma grande diferença".

Alguns veterinários, pet shops e groomers oferecem o que chamamos de “limpezas dentárias livres de anestesia”. O procedimento envolve a escala dos dentes, o ato de escovar com um instrumento, sem o uso de anestesia. Para fazer isso, seu animal de estimação é fisicamente contido.



A AVMA diz que esta raspagem e restrição pode ser altamente estressante e "poderia causar um grande desconforto e dor para o seu animal de estimação."

A AVMA também adverte: Procedimentos odontológicos sem anestesia “não são capazes de limpar sob a linha da gengiva para prevenir a doença periodontal, nem são capazes de olhar abaixo da linha da gengiva para identificar problemas antes de se tornarem dolorosos e caros de tratar. Dentes brancos não significam uma boca limpa e saudável ”.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Comments on “Como cuidar dos dentes do seu animal de estimação”

Leave a Reply

Gravatar